terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A aprendizagem organizacional


A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO
PROCESSO DE ESTRESSE GERADO PELAS MUDANÇAS PLANEJADAS

Aluna: Rubia Mara Maciel da Silva
Orientadora: Profª Daniele Cristine Nickel
FAE Business School - Faculdades Bom Jesus
Num cenário de altíssima competitividade, onde as organizações devem e estão
perseguindo a melhoria contínua de seus resultados, e por isso, buscando através dos
ensinamentos dos gurus da administração e a da educação continuada, soluções para os
seus problemas e inspiração para vencer seus desafios, não é possível esperar obter
resultados diferentes dos alcançados até então, com os programas convencionais. As
empresas precisam estar atentas para isso, aumentando continuamente sua capacidade de
aprender e inovar, e buscando também novas estratégias e métodos que procurem extinguir
ou ao menos minimizar a incidência dos fatores estressores organizacionais, para obter o
máximo de seu capital humano. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a
importância da Aprendizagem Organizacional como estratégia de gestão do processo de
estresse gerado pelas mudanças planejadas, isto porque muitas empresas ainda não sabem
como lidar com as situações de estresse que as mudanças mesmo quando planejadas
podem causar aos seus colaboradores. Para se atingir os objetivos da pesquisa, foi
efetuada uma vasta pesquisa bibliográfica, utilizando-se de pesquisas, teorias e métodos de
diversos autores de renome que já discutiram esta questão. Conclui-se de modo geral, que
todas as organizações podem ser organizações que aprendem, porém a forma e o ritmo do
aprendizado individual e coletivo, são muitas vezes diferentes do idealizado, fator este que
acaba gerando o estresse, com isso, dada as especificidades da realidade enfocada; para
realmente ser efetivo, este processo de aprendizagem não pode ser um evento pontual, e
sim um processo contínuo e ininterrupto, incorporado à cultura da organização, o que fará
com os fatores estressantes diminuam aumentando com isso a capacidade de
aprendizagem da organização como um todo.
Palavras-chave: competitividade, mudanças planejadas, aprendizado individual.

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